(por Eduardo Paiva; Cachoeiro de Itapemirim-ES, 12.maio.2012)
São várias passagens bíblicas em que Deus adverte sobre a tendencia natural do homem em ser ganancioso e egoísta, e, lamentavelmente, cometer pecados contra o seu próximo. Daí recomendar, a cada um de seus filhos, uma atitude desconfiada em relação a qualquer outro ser humano.
Abaixo algumas passagens bíblicas que confirmam o principio da desconfiança. Depois, teço alguns comentários.
Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! (Jeremias 17:5)
Pois até os teus irmãos, família do teu pai, até eles te traíram, até eles te caluniaram pelas costas; não confies neles mesmo quando falam coisas boas!” (Jeremias 12,6)
Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque (click em "Mais informações" abaixo à esquerda)Sendo assim, é certo que devemos desconfiar de qualquer um que administre os “dinheiros de todos nós”. Por conseguinte, devemos exigir, constantemente, desses administradores, a PRESTAÇÃO DE CONTAS, das entradas e saídas de dinheiro.
todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o próximo anda caluniando. (Jeremias 9:4)
As “entradas” significam a arrecadação tributária (impostos, taxas e contribuições previdenciárias etc). Já as “saídas” significam: a) os investimentos em prédios para alojar escolas, hospitais, delegacias de policia etc.; b) investimentos na seleção e treinamentos de servidores públicos; c) pagamento de salários aos servidores públicos, sejam eles concursados ou eletivos.
Tanto as prefeituras como o governo estadual e/ou federal tem, em nosso Brasil, gordas “entradas” de arrecadação. O problema é a falta (ou pouco) de controle das saídas (investimentos e gastos).
É necessário, ainda, três observações:
1. Não recomendo uma total, absoluta e desarrazoada desconfiança, pois assim não conseguiríamos conviver em sociedade;
2. Recomendo sim, estarmos sempre alerta, agindo com “confiança-desconfiada”, isto é, “confiança mitigada” eis que, todos nós humanos, somos falhos e precisamos ser cobrados, fiscalizados e esquadrinhados, por nossos semelhantes, a fim de que não pequemos;
3. Leia e conheça a “Bíblia Sagrada on Line”, em um dos sites abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça teu comentário, identificado ou anônimo.